Dermatologia Pediátrica
Dermatologia das Unhas
Dermatite Atópica
A dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele que pode ocorrer em qualquer idade, sendo comum os primeiros sintomas ainda no bebê. Apesar de ser uma doença crônica, ou seja, não ter cura, ela pode ser adequadamente controlada quando as orientações e tratamentos são feitos de forma correta. O curso da doença ocorre com períodos de melhora e piora. A coceira é uma característica marcante do quadro e gera prejuízos importantes ao sono das crianças acometidas. A dermatite atópica pode ser a primeira manifestação de um quadro chamado atopia, no qual também estão presentes a alergia alimentar, asma alérgica e a rinite alérgica. Nesses casos, muitas vezes algum familiar também é acometido o que confirma o caráter genético da doença.
Causas
A dermatite atópica é uma doença extremamente complexa e sua origem é multifatorial. Podemos dividir a origem em três pontos principais:
• Defeitos na barreira cutânea, a pele desses pacientes carece de hidratantes naturais e por isso tende a inflamar com mais facilidade.
• Resposta imune desregulada com tendências alérgicas. Muitos pacientes apresentam uma tendência genética de sempre responderem com alergias à estímulos ambientais inofensivos para outras pessoas.
• Alterações no microbioma da pele, perda da diversidade das bactérias que colonizam a pele que passa a ser colonizada por poucas bactérias que causam danos à barreira cutânea e por isso geram mais inflamação. Além desses fatores principais , a dermatite atópica é muito influenciada por fatores ambientais como umidade do ar e poluição.
Sintomas
O principal sintoma da dermatite atópica é a coceira. Ela é tão importante que dificulta o sono da criança e causa prejuízo para a concentração. Por ser intensa gera machucados superficiais na pele que chamamos de escoriação.
Também observamos placas avermelhadas, muitas vezes com crostas hemáticas (de sangue) em áreas específicas do corpo, que varia de acordo com a idade da criança. Em bebês lactentes essas lesões predominam nos braços e bochechas, já nos escolares ocorre mais nas áreas de dobras.
Diagnóstico
O diagnóstico da dermatite atópica é clínico, ou seja, é feito a partir dos sintomas e do aspecto da lesão na pele. Podemos solicitar exames quando precisamos excluir infecções bacterianas associadas ou quando existe alguma dúvida diagnóstica, mas isso ocorre excepcionalmente.
Tratamento
Existem diversas opções de tratamento que permitem o controle do quadro, garantindo um desenvolvimento saudável da pele da criança.
A base do tratamento é repor a hidratação que está reduzida nesses pacientes e fazemos isso com o uso de hidratantes regulares. Existem diversos no mercado e cada tipo de pele irá se adequar melhor a um agente emoliente. O segundo passo é reduzir a inflamação na pele o que é feito com corticoide tópico por exemplo. Se após essas etapas ainda houver inflamação se pode fazer imunossupressores orais, fototerapia e imunobiológicos. Para cada caso haverá um planejamento do melhor tratamento.
A clínica DERMIC conta com uma dermatologista pediátrica preparada para receber e cuidar dos bebês e crianças com Dermatite Atópica. Procure seu dermatologista pediátrico para maiores orientações