Dermatologia Oncológica

Dermatologia Oncológica

Dados do INCA ( Instituto Nacional do Câncer) mostram que o câncer de pele é o tipo mais comum de tumor maligno no Brasil e no mundo correspondendo a quase 30 % de todos os tipos de câncer no país. Na prática , dividimos os casos de câncer de pele em dois grandes grupos: câncer de pele melanoma e câncer de pele não melanoma sendo este último grupo representado pelo carcinoma basocelular (CBC) e carcinoma espinocelular (CEC).

Fatores de risco como exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência assim como pele e olhos claros, histórico na família de câncer de pele, tratamento com medicamentos imunossupressores, doenças genéticas raras como albinismo e xeroderma pigmentoso são alguns dos vários pontos a serem avaliados numa consulta de oncologia cutânea. Sempre deve-se estar atento aos sinais de alerta como, por exemplo, a presença de feridas que ardem, coçam, sangram e não cicatrizam em áreas expostas ao sol como a face, couro cabeludo, orelhas, pescoço e os braços.

Nestes casos é fundamental a avaliação por um médico especialista dermatologista ou cirurgião oncológico que determinará, após uma avaliação por exame chamado dermatoscopia, a necessidade de uma eventual biópsia. A avaliação regular com o médico dermatologista é recomendada justamente para a realização de um diagnóstico precoce evitando cirurgias maiores com resultados inestéticos.

A Clínica DERMIC conta com uma equipe especializada tanto para o diagnóstico precoce como também para a retirada cirúrgica destas lesões.

Principais Doenças

Dermatologia Oncológica

Melanoma

Dermatologia Oncológica

Carcinoma Basocelular

Dermatologia Oncológica

Carcinoma Espinocelular

Médico Especialista

Dra. Juliano Rebolho

CRM - 21702 | RQE 19890
WhatsApp
Precisa de ajuda ?
Olá 👋 Vamos agendar sua consulta ?