Dermatologia Clínica

Cirurgia Venosa

As varizes dos membros inferiores são veias que se apresentam dilatadas, alongadas e tortuosas e por este motivo tornam-se visíveis e incapazes de conduzir o sangue de forma adequada para o coração. Trata-se de uma condição muito comum e afeta tanto os homens como as mulheres sendo estas as mais acometidas.

Causas

O aumento da pressão do sistema venoso devido à uma incompetência das válvulas dentro das nossas veias levam à um “refluxo” pelo efeito da gravidade. Esta sobrecarga tornam as veias, com o tempo, dilatadas, tortuosas e visíveis. 

As principais causas de varizes são:

– Genética 
– Sobrepeso/obesidade 
– Gestação
–  Hormônios (anticoncepcionais hormonais orais e terapia de reposição hormonal)
– Sapatos inadequados
– Sedentarismo
– Longos períodos em pé ou sentados

Sintomas

As varizes se acentuam com o tempo piorando tanto o aspecto como os sintomas associados caso nenhum tratamento seja realizado.

Os sintomas mais referidos na prática são:

– Peso e Cansaço nas pernas
– Dor nas pernas
– Queimação das pernas
– Edema (inchaço) final do dia
– Cãimbras
– Sensação de Coceira nas pernas
– Formigamento ( pernas e pés )

Conforme o quadro avança, a sobrecarga do sistema venoso gera uma hipertensão venosa e que, clinicamente, provoca alterações na pele como o escurecimento da região das pernas conhecido como dermatite ocre. Outra complicação comum é o surgimento de úlceras venosas que podem ser de diferentes tamanhos e profundidades muitas vezes difíceis de cicatrizar.

Diagnóstico

O reconhecimento das varizes pelo médico angiologista/cirurgião vascular é feito após uma avaliação clínica. O Ultrassom Doppler vascular é uma importante ferramenta para auxiliar tanto no  diagnóstico das varizes como reconhecer eventuais complicações como trombose venosa profunda (TVP) e tromboflebites.

Tratamento

A cirurgia para varizes é utilizada quando outras formas de tratamento não-invasivo, como o uso de meias compressivas, perda de peso, dietas  não conseguiram eliminar ou disfarçar as varizes.

Hoje se dispõe de várias técnicas para a retirada de varizes, no entanto, é importante ressaltar que nenhum dos métodos atuais disponíveis é definitivo. As varizes podem voltar a aparecer principalmente nos casos que medidas não farmacológicas (perda de peso, alimentação saudável, prática regular de atividade física) não forem seguidas à risca.

Nos casos de varizes de grosso calibre e tortuosas indica-se  a cirurgia tradicional de varizes (safenectomia). Nesta cirurgia, o médico faz um corte na perna e remove toda a veia safena, que não está funcionando corretamente. Assim, o sangue venoso circulará por outras veias sem levar ao aumento da pressão por não conseguir passar pela safena. 

Como todo e qualquer procedimento médico a cirurgia de varizes não é isenta de  complicações e  incluem: 

– Infecção das veias
– Hemorragia
– Hematoma nas pernas
– Dor nas pernas
– Lesão dos nervos da perna

Normalmente estas complicações podem ser evitadas com uma boa técnica cirúrgica e o cumprimento das orientações do pós operatório pelos pacientes.

A clínica DERMIC conta uma médica angiologista/cirurgiã vascular com mais de 30 anos de experiência neste tipo de cirurgia e estamos prontos para ajudá-lo.

Médica Especialista

Dra. Rosemari Hamilko de Barros

CRM: 6300 | RQE: 2540 / 2541
Precisa de ajuda ?