Dermatologia Pediátrica
Dermatologia das Unhas
Tumores nas Unhas
TUMORES UNGUEAIS BENIGNOS
Os tumores ungueais benignos se manifestam nas unhas de diferentes maneiras. Alguns são quase imperceptíveis e outros causam deformidades ungueais muito aparentes. Como regra geral, as lesões benignas respeitam a arquitetura do complexo ungueal, diferentemente do que ocorre nas lesões malignas que destroem as unhas. Alguns desses tumores são exclusivos da unha e outros podem ter equivalentes na pele.
Os principais tumores benignos da unha são:
– Onicomatricoma
– Fibroqueratoma
– Pseudoxisto mixóide
– Exostose subungueal
– Tumor glômico
– Granulôma piogênico
– Fibromixoma superficial
– Onicopapiloma
Sintomas
A clínica é variada e depende do tipo de tumor. Pode se manifestar com eritroníquia (linha róseo/avermelhada) no sentido longitudinal da placa ungueal; fissura longitudinal; hiperceratose subungueal; onicólise (descolamento da unha); manchas na placa ungueal que podem ser avermelhadas, azuladas; deformidades da placa ungueal; dor e nodulações.
Tratamento
O tratamento dos tumores benignos é sempre cirúrgico. As cirurgias devem ser feitas por médico dermatologista especializado em doenças das unhas, já que alguns tumores podem deixar cicatriz com destruição permanente das unhas.
A clínica DERMIC conta com dermatologista pronta para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos tumores benignos das unhas.
TUMORES UNGUEAIS MALÍGNOS
Os tumores ungueais malignos geralmente são raros. Dentre eles, os mais comuns são: carcinoma espinocelular in situ ou invasivo e melanoma.
Causas
O tumor ungueal mais comum é a Doença de Bowen, que por definição é um carcinoma espinocelular in situ. Geralmente ocorre em pacientes com mais de 50 anos, mais comum nos 3 primeiros dedos da mão.
Sintomas
Clinicamente pode ser confundido com verruga peringueal e nesses casos a biópsia é mandatória. O carcinoma espinocelular da unha, se desenvolve “de novo”, e apresenta aspecto clínico menos característico. Geralmente são lesões de longa data que não melhoram, no polegar, indolor e com presença de onicólise (descolamento da unha). A dor é um sintoma tardio.
Tratamento
O tratamento desses tumores geralmente é cirúrgico, mas é importante ser feito uma biópsia previamente para confirmar o diagnóstico e determinar a extensão da lesão. Terapias tópicas podem ser associadas ao tratamento.
MELANOMA UNGUEAL
É o tumor mais importante do aparato ungueal devido ao seu potencial de agressividade. É o segundo tumor ungueal mais frequente, porém ainda considerado raro. Geralmente ocorre em pessoas na 5ª-6ª décadas de vida, mas já foi descrito em pacientes jovens.
Sintomas
O melanoma ungueal deve ser suspeitado quando há uma melanoníquia longitudinal (linha marrom/preta na unha), adquirida, com mais de 5mm, geralmente única, que pode fazer pigmentação do tecido periungueal (sinal de Hutchinson), destruição da placa ungueal e sangramento
Diagnóstico
As manifestações clínicas associada à dermatoscopia da placa ungueal são importantes para a suspeição diagnóstica, porém a biópsia é necessária para confirmar o diagnóstico. A biópsia nesta área é um procedimento delicado e deve ser feita por médico especializado.
Tratamento
O tratamento é cirúrgico e o tipo de cirurgia vai depender do Breslow (espessura) do tumor. Nos casos de melanoma in situ pode-se optar pela cirurgia funcional com preservação do dedo, porém se houver invasão a amputação é indicada. Devido ao risco de metástase é realizada a pesquisa de linfonodo sentinela.
A clínica DERMIC conta com dermatologista e cirurgião oncológico pronto para o diagnóstico e tratamento de tumores malignos das unhas.