Dermatologia Clínica

Alopecias Cicatriciais

Alopécia Frontal Fibrosante (AFF)

A AFF é considerada uma variante do LPP, porém com uma apresentação clínica diferente. É uma doença descrita recentemente, com o primeiro caso publicado em 1994. Acomete frequentemente mulheres após a menopausa, mas pode ocorrer em mulheres jovens e homens.

Causas

Não se sabe ainda a causa da doença, mas acredita-se haver participação hormonal, genética e influência ambiental.

Sintomas

Clinicamente a doença apresenta uma alopecia da linha de implantação do couro cabeludo, com preferência pelo acometimento da região frontotemporal , mas também pode acometer toda a borda do couro cabeludo. Geralmente está associada à perda das sobrancelhas, que na maioria dos casos, precede a perda dos cabelos. Os cílios raramente são afetados. Também pode ocorrer a perda de pêlos das axilas, virilhas e membros. Outros achados associados a perda capilar são: pápulas foliculares na face, líquen plano pigmentoso (manchas escuras no rosto).

Diagnóstico

O diagnóstico da AFF é feito através da história clínica, exame dermatológico, tricoscopia, biópsia e exame anatomopatológico.

Tratamento

O objetivo do tratamento é retardar a progressão da doença e diminuir os sintomas associados. São utilizados medicamentos com ação anti-androgênica e antiinflamatórias.

A clínica DERMIC conta com dermatologistas experientes prontos para oferecer os tratamentos mais atuais em Alopécia Fibrosante Frontal

 

Líquen Plano Pilar (LPP)

É um tipo de alopecia cicatricial, ou seja, ocorre perda definitiva dos cabelos na região afetada. Acomete tanto homens como mulheres jovens e adultos.

Causas

Não existe uma causa bem definida, mas acredita-se que tenha origem autoimune, pois geralmente vem associada a outras doenças autoimunes.

Sintomas

Geralmente se apresenta na clínica como placas de alopecia cicatricial em qualquer área do couro cabeludo. Essas placas têm diferentes tamanhos, com bordas irregulares e alguns fios terminais no interior das placas, o que ajuda a diferenciar com a alopecia areata. Em alguns casos, evoluem para o acometimento total do couro cabeludo.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da clínica, dermatoscopia e anatomopatológico. Geralmente o paciente queixa-se de sintomas como dor, ardor e prurido, sendo esses sintomas importantes para decisão terapêutica. Na tricoscopia observa-se áreas cicatriciais, com ausência de óstios foliculares. Na periferia das lesões pode-se ver eritema e descamação perifoliculares, presença de tufos de até 4 fios. Nos casos de LPP a biópsia está indicada, tanto para confirmação diagnóstica quanto para avaliar a fase de evolução e atividade da doença.

Tratamento

O tratamento é prolongado e visa reduzir a evolução da doença e os sintomas associados, já que não existe uma cura até o momento. A terapêutica consiste na utilização de antiinflamatórios que podem ser administrados topicamente ou via oral. O transplante geralmente não é indicado a não ser em casos determinados nos quais a doença está sem atividade há pelo menos dois anos.

A clínica DERMIC conta com dermatologistas experientes no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com Líquen Plano Pilar.

Foliculite Decalvante (FD)

É uma doença inflamatória do couro cabeludo em que há provável participação de agentes microbianos. Acomete principalmente a região do vértex e é mais frequente em jovens adultos

Causas

Ainda não se conhece a causa, mas acredita-se em uma resposta inflamatória a agentes microbianos.

Sintomas

Manifesta-se em forma de placas de alopecia cicatricial, com coloração branco nacarada e aspecto atrófico, mas frequentemente no vértex. Geralmente as bordas das lesões são mais ativas com presença de crostas e pústulas perifoliculares e cabelos em tufos (> ou = 5 fios).

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo exame dermatológico, biópsia e anatomopatológico. Não existem exames laboratoriais para o diagnóstico da FD.

Tratamento

O tratamento é feito com uso prologando de antibióticos associado a cuidados de higiene locais.

A clínica DERMIC conta com dermatologista experiente para propor os tratamentos mais atuais para os pacientes com Foliculite Decalvante.

Médica Especialista

Dra. Adriana Matter

CRM: 33971 | RQE: 26962
Precisa de ajuda ?