Dermatologia Clínica

Cistos

O cisto epidérmico, também conhecido como cisto sebáceo, é um nódulo benigno de tamanho variável que pode surgir em pacientes de qualquer idade e em qualquer lugar do corpo, sendo mais comum na face, pescoço e tronco. Ocasionalmente, quando inflamados, podem apresentar dor e pus.

Causas

São desencadeados por uma alteração estrutural na composição folicular. Também podem ser de origem traumática: as células que estão na camada mais superficial da pele (epiderme) acabam indo para a derme, gerando essa formação cística. É mais comum de ocorrer em adultos.

Sintomas

Pode ser único ou múltiplo, de consistência dura, elástica, geralmente do mesmo tom da pele e com presença de orifício central e flutuação ou pus quando inflamado.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, ou seja, é realizado após uma avaliação médica. Às vezes, exames de imagem são necessários para diferenciação de outras patologias e auxiliar na avaliação pré-operatória. O material costuma ser enviado para análise histopatológica.

Tratamento

Muitas pessoas costumam espremer e esvaziar o conteúdo (sebo/queratina) do cisto, o que não é indicado, uma vez que além de aumentar o risco de infecções, não resolve o problema. Os cistos são envoltos por uma cápsula que fica aderida à pele.

Para a remoção do cisto o procedimento mais indicado é a cirurgia. O procedimento é realizado em consultório médico sob anestesia local, excisão e sutura, para retirar a cápsula e o conteúdo do cisto. Após a cirurgia, o médico faz um curativo, que deve ser mantido por alguns dias.As orientações pós operatórias são fornecidas no dia do procedimento.

A clínica DERMIC está preparada para retirar todos os tipos de cistos e em todas as localizações do corpo.

Médicos Especialistas

Dra. Adriana Matter

CRM: 33971 | RQE: 26962

Dra. Mayara Hamilko de Barros

CRM: 30230 | RQE: 28410

Dr. Juliano Rebolho

CRM: 21702 | RQE: 19890
Precisa de ajuda ?