Dermatologia Clínica

Rosácea

A rosácea é uma queixa frequente e diária nos consultórios dermatológicos e a correta identificação e tratamento traz uma melhora importante na qualidade de vida. Trata-se de um quadro inflamatório crônico que apesar de não ter cura há várias opções de tratamento que irão variar de acordo com a gravidade da condição.

Causas

Ainda é desconhecida a causa exata da rosácea mas sabemos que alguns fatores estão envolvidos mostrando uma herança genética:

– Predisposição familiar
– Caucasianos ( brancos descendentes de europeus)

Sabemos também que alguns fatores podem desencadear a rosácea e são comumente referidos nos consultórios dermatológicos como por exemplo:

– Estresse emocional
– Bebidas Alcoólicas
– Alimentos picantes 
– Fontes de calor

Sintomas

 

Clinicamente, se observa uma pele sensível associada à um vermelhidão persistente que pode inclusive se assemelhar à um quadro de acne já que podemos observar a presença de bolinhas vermelhas e amareladas em cima da área avermelhada nas fases mais inflamatórias.

Por muitos anos esta condição foi chamada de acne rosácea mas hoje sabemos que são duas condições bem distintas com origens diferentes. Na rosácea há uma alteração da barreira cutânea que é responsável por tornar a pele destas pessoas mais sensíveis do que a população em geral.

Importante ressaltar o acometimento ocular da rosácea que pode se manifestar com irritação, ressecamento e até quadros de ceratite e conjuntivite dos olhos.É sempre importante uma avaliação oftalmológica nestes casos.

Diagnóstico

 

O diagnóstico é clínico, ou seja, a presença dos sinais e sintomas típicos são suficientes para identificar a rosácea sendo raramente necessário uma biópsia de pele. Exames laboratorias são desnecessários pois não auxiliam no diagnóstico. 

Tratamento

 

A base do tratamento da rosácea requer cuidados diários que envolvem uso de sabonetes adequados assim com um plano correto de hidratação e fotoproteção. Medicamentos tópicos e  orais também podem ser usados nos casos mais intensos e o seu uso irá depender da correta avaliação pelo médico dermatologista .Existem alguns procedimentos que podem melhorar a vermelhidão destes pacientes como por exemplo a luz intensa pulsada os lasers vasculares.

 

A clínica DERMIC conta com uma equipe de dermatologistas pronta para reconhecer esta condição e propor os tratamentos mais adequados de acordo com cada caso.

Médicos Especialistas

Dra. Adriana Matter

CRM: 33971 | RQE: 26962

Dra. Mayara Hamilko de Barros

CRM: 30230 | RQE: 28410

Dr. Danilo Hamilko de Barros

CRM: 25895 | RQE: 19338
Precisa de ajuda ?