Dermatologia Clínica

Dermatoviroses

Diferente do que muitos pensam, os vírus são microorganismos que convivem e fazem parte de vários processos fisiológicos sendo parte do nosso ecossistema. Ainda sabemos muito pouco sobre eles e  nem sempre eles são maléficos. No entanto, há determinados vírus que podem gerar lesões cutâneas sabidamente conhecidas como os vírus da família herpes, como o herpes simples (HSV-1), herpes genital (HSV-2) e varicela-zoster (HSV-3).

Estes 3 vírus representam, na prática, as infecções mais comuns provocadas por esta família de vírus e clinicamente são observadas pequenas bolhinhas de água (vesículas) que se costumam se agrupar e se associam com sintomas como dor, queimação ou ardência precedendo as lesões. Nestes casos, o organismo não consegue eliminar estes vírus e eles ficam” hibernados” até novamente voltar a aparecer clinicamente após algum fator desencadeante como por exemplo exposição solar, stress e imunossupressão.

O tratamento e reconhecimento precoce apesar de não levar a cura pode diminuir a duração dos sintomas e as complicações associadas. Medicamentos orais ou injetáveis antivirais são a base do tratamento e quanto antes se iniciar melhor serão os resultados. Outra doença comumente vista nos consultórios dermatológicos provocado por vírus são as verrugas que podem ser genitais ou não e são provocadas pelo Papilomavírus Humano (HPV) e  que muitas vezes traz angústia e ansiedade. A consulta com o médico dermatologista procura esclarecer dúvidas comuns como as formas de transmissão, as opções de tratamento e os casos em que são indicados a vacinação.

A remoção  dependerá da localização e extensão das verrugas e os métodos destrutivos como aplicação de ácidos, medicamentos tópicos e crioterapia são algumas das opções. Comum na faixa pediátrica mas também visto em pacientes adultos imunocomprometidos, o molusco contagioso é uma dermatovirose provocado por um poxvírus e representa um motivo frequente nos consultórios de dermatologia pediátrica e vistotambém  em crianças com dermatite atópica. Nos casos das crianças, este tipo de lesão pode ser eliminado espontaneamente pelo próprio sistema imunológico mas medicamentos tópicos como aplicação de alguns ácidos e curetagem apresentam bons resultados.

A consulta com o médico dermatologista é importante não só para reconhecer estes e outros tipos de vírus que afetam a pele como propor a melhor orientação de tratamento de cada caso. A Dermic conta com uma equipe preparada para atender este tipo de problema.

Médicos Especialistas

Dr. Danilo Hamilko de Barros

CRM: 25895 | RQE: 19338

Dr. Laura Araújo Serpa

CRM: 309204
Precisa de ajuda ?