Dermatologia Clínica

Eflúvio Telógeno

O eflúvio telógeno (ET) é a causa mais comum de queda de cabelo. Ocorre tanto em homens como em mulheres, porém mulheres o relatam com mais frequência.

Causas

No ET ocorre a sincronização dos ciclos foliculares na fase telógena (fase de queda), geralmente após a interrupção precoce da fase anágena (fase de crescimento). Vários fatores podem desencadear um ET sendo alguns dos principais:

– Doenças virais/infecciosas (ex: Infecção pelo COVID 19)
– Quadros febris
– Doenças sistêmicas crônicas
– Medicamentos
– Pós-parto
– Dietas
– Cirurgias e anestesias
– Estresse emocional.

Porém, em aproximadamente 30% dos pacientes, não é possível identificar uma causa, sendo considerado como idiopático.

Sintomas

O principal sintoma é a queda, que pode ser intensa, podendo chegar a perda de quase 50% dos fios, seguida de rarefação capilar.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da consulta médica, com uma história clínica detalhada, teste de tração e dermatoscopia do couro cabeludo. A análise dos fios eliminados espontaneamente pode evidenciar o volume de queda, onde somente as hastes telógenas são observadas.

Tratamento

O ET pode ser agudo ou crônico.

O ET agudo geralmente é autolimitado e não requer nenhum tratamento. A duração da queda é variável, geralmente de 2-6 meses, com total recuperação dos fios em até um ano, sem necessidade de intervenção. Porém, a avaliação de um especialista é necessária, além de apoio psicológico para redução da queda.

O ET crônico deve ser investigado e os suplementos vitamínicos individualizados. O tratamento sistêmico pode ser necessário, dependendo da severidade, e tratamentos adjuvantes, como MMP capilar, podem ser indicados.

A clínica DERMIC oferece todos os tratamentos clínicos e eventuais procedimentos capilares para restaurar a queda de pessoas que sofrem com Eflúvio Telógeno.

Médica Especialista

Dra. Adriana Matter

CRM: 33971 | RQE: 26962
Precisa de ajuda ?