Dermatologia Pediátrica
Dermatologia das Unhas
Melasma
Uma das queixas mais frequentes nos consultórios dermatológicos são as manchas do melasma. Apesar de ser uma condição benigna sem maiores implicações no organismo é um motivo importante de procura ao especialista por afetar a autoestima já que a face é a principal localização destas manchas. As mulheres em fase reprodutiva representam a grande maioria dos casos. Pessoas afrodescendentes, asiáticos e de origem hispânica costumam ser mais afetados.
Causas
A hiperpigmentação da pele nos pacientes com melasma é devido à um aumento de deposição de melanina na pele. A melanina é responsável pela cor da nossa pele e fornece uma barreira contra a radiação ultravioleta.
Existem vários fatores que podem estar relacionados ao melasma sendo os principais:
– Predisposição genética
– Uso de anticoncepcionais orais
– Gravidez
– Terapia de Reposição Hormonal
– Exposição Solar
Sintomas
As manchas do melasma são assintomáticas e predominam na maior parte das vezes no rosto de forma simétrica.São lesões acastanhadas, de formatos irregulares e bordas bem definidas. Embora a face seja o local de maior acometimento, outras áreas expostas ao sol como pescoço, colo e antebraços também podem ser afetados no que chamamos de melasma extra-facial. Estas mancham costumam se acentuar tanto após a exposição solar como também após a exposição à luzes internas dos escritórios e casas (luz visível).
Diagnóstico
A apresentação e distribuição típicas das manchas do melasma não costumam causar grandes dificuldades no diagnóstico.Alguns recursos como a lâmpada de Wood ajudam a delimitar a extensão do melasma. Importante mencionar que existem várias doenças na dermatologia que podem provocar hiperpigmentações na face com implicações e tratamentos totalmente diferentes do melasma e, por isso, é fundmantal a confirmação do diagnóstico por um especialista.
Tratamento
O melasma é um quadro crônico e recorrente e que apesar de não ter cura apresenta várias opções de tratamento. Um dos pilares mais importantes no tratamento do melasma é a fotoproteção de amplo espectro que deverá proteger tanto para a Radiação Ultravioleta como também para a Luz Visível. O uso diário e regular do filtro orientado pelo dermatologista é uma das principais etapas para o sucesso no tratamento destes pacientes. Outras recomendações envolvem o uso de clareadores específicos com o objetivo de diminuir a síntese de melanina e, assim, promover uma melhora importante das manchas.
Cuidados com a higienização e hidratação cutânea fazem parte do skincare em pacientes com melasma. Medicamentos orais como os Antioxidantes Orais e o Ácido Trenexâmico podem beneficiar estes pacientes após uma avaliação pelo especialista. Para otimizar o tratamento algumas opções podem ser realizadas no consultório dermatológico com excelentes resultados. Os Peelings Químicos Superficiais são excelentes opções que ajudam a eliminar a melanina nas camadas mais superficias da pele por promover um efeito descamativo controlado. Trata-se de um procedimento sem dor e sem necessidade de se afastar das atividades diárias. Outras opções com bons resultados costumam ser o microagulhamento (terapia de indução de colágeno) e o MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele).
A clínica DERMIC conta com especialistas que poderão te ajudar no clareamento das manchas do melasma.