Dermatologia Pediátrica
Dermatologia das Unhas
Úlcera Venosa
As úlceras venosas representam um significativo impacto social e econômico devido ao seu caráter recorrente e o longo tempo necessário para o seu tratamento e cura.
Causas
Existem várias causas para as úlceras das pernas mas, sem dúvida, as úlceras vasculares representam a causa mais comum. Elas podem ser de origem venosa, arterial ou ainda mista. Neste último caso ambos os componentes contribuem para o surgimento das úlceras. A avaliação correta pelo médico angiologista é fundamental para o correto diagnóstico e para diferenciar as causas vasculares de outras dezenas possíveis causas.
As úlceras venosas, por exemplo, representam a própria evolução da doença venosa. A sobrecarga no sistema venoso, levando à um quadro de hipertensão venosa leva à um “refluxo” do sangue para as extremidades. Ao longo do tempo, isso acarretará microlesões que irão favorecer o surgimento das úlceras.
Alguns dos fatores de risco associados ao surgimento das úlceras venosas são:
– Idade avançada
– Obesidade
– Trombose Venosa Profunda (TVP)
– Tromboflebites
– Feridas e traumas nas pernas
Sintomas
As úlceras venosas habitualmente se localizam na parte interna das pernas, tornozelos e pés. Clinicamente são irregulares, superficiais e localizadas nas proeminências ósseas. Tecido de granulação e fibrina são geralmente observados na base da úlcera. Outros achados no exame físico incluem varicosidades nas pernas, edema, dermatites de estase e a chamada lipodermatoesclerose.
Importante dizer que as úlceras venosas são geralmente recorrentes e uma úlcera pode persistir aberta por até muitos anos implicando em grandes prejuízos para os pacientes. Complicações severas incluem celulite, osteomielite e transformação maligna.
Fatores que estão associados à uma pior evolução incluem tamanho grande de úlcera e duração prolongada.
Tratamento
O tratamento depende das medidas que irão corrigir a sobrecarga ao sistema venoso, ou seja, a hipertensão venosa. Medidas não farmacológicas como redução de peso, elevação das pernas, uso de meias elásticas, atividades físicas específicas e curativos especiais ajudam na cicatrização das úlceras.
A clínica DERMIC conta com uma especialista na área com experiência de mais de 30 anos na área.