Dermatologia Clínica

Escleroterapia

Uma das queixas comuns no dia a dia do médico angiologista/cirurgião vascular são as varizes e os pequenos “vasinhos” nas pernas. Importante ressaltar que antes de ser um problema estético é necessário uma avaliação com especialista para afastar eventuais complicações como tromboses, por exemplo.

Causas

Embora a causa exata não seja totalmente conhecida, alguns fatores de risco estão relacionados ao aparecimento destes indesejados sinais, a saber:

– Genética
– Gestação
– Sexo feminino
– Sedentarismo
– Pílulas anticoncepcionais
– Obesidade 
– Longos períodos em pé ou sentado

Estes são alguns dos principais fatores encontrados no dia a dia do médico angiologista/cirurgião vascular e sempre deverão ser investigados.

Sintomas

A grande maioria das pessoas com estes “vasinhos” não apresentam qualquer sintoma mas a localização em toda a extensão das pernas e a aparência acabam sendo um grande problema estético e motivo de procura ao médico angiologista/cirurgião vascular.

Alguns poucos pacientes podem referir dor localizada, queimação, coceira e formigamento.

Importante ressaltar que medidas preventivas como evitar o ganho de peso e a prática de exercícios físicos regulares ajudam a diminuir o aparecimento destes “vasinhos”.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, ou seja, após uma consulta com o médico angiologista/cirurgião vascular será indicado e proposto o melhor tratamento. Exames complementares como o Doppler Venoso serão indicados em casos selecionados para identificar e afastar eventuais complicações.

Tratamento

Para o tratamento desses “vasinhos” o procedimento mais indicado é a escleroterapia. Trata-se de um procedimento médico realizado pelo angiologista/cirurgião vascular com o objetivo de “secar” os vasinhos através da introdução de substâncias esclerosantes como a glicose hipertônica por exemplo.

A escleroterapia com agentes esclerosantes específicos é uma maneira muito segura e eficaz e é feita de forma injetável com o objetivo de eliminar os “vasinhos” para que fiquem invisíveis. Trata-se de um procedimento em que é injetado uma solução esclerosante específica que provocará uma reação química na veia provocando fibrose e o desaparecimento natural destes “vasinhos”.

O uso de meias elásticas de compressão, evitar salto alto e exposição solar são algumas das recomendações após o procedimento para melhores resultados.

Como todo e qualquer procedimento médico, a escleroterapia pode apresentar eventuais complicações como inchaço nas pernas, hematomas e pequenas bolhas que são auto-limitados.

A clínica DERMIC oferece tratamentos seguros e eficazes para eliminar estes “vasinhos“ e conta com especialista com mais de 30 anos de experiência na área .

Médica Especialista

Dra. Rosemari Hamilko de Barros

CRM: 6300 | RQE: 2540 / 2541
Precisa de ajuda ?