Dermatologia Clínica

Hiperidrose

O suor é uma resposta normal e esperada para regular a nossa temperatura corporal e evitar o superaquecimento. No entanto, em determinadas situações pode ocorrer um excesso de suor pelas glândulas sudoríparas em determinadas regiões do corpo causando constrangimento e desconforto. Os locais mais afetados são as palmas das mãos, plantas dos pés e axilas mas outras regiões também podem ser afetadas como face, couro cabeludo e dorso. Situações de stress, ansiedade e insegurança podem desencadear um aumento do suor.

Causas

A maior parte de quem apresenta hiperidrose não apresenta outras condições associadas no que chamamos de hiperidrose primária e o quadro costuma se iniciar na infância ou adolescência. Nestes casos, é comum ter outros familiares acometidos e geralmente o suor não acontece durante o sono. Existe, no entanto, um grupo de pessoas com hiperidrose que apresentam condições associadas que devem ser investigadas e, por isso uma correta avaliação pelo médico dermatologista é fundamental. Doenças endócrinas como hipertireodismo, diabetes assim como doenças neurológicas como doença de Parkinson, quadros infeciosos e uso de medicamentos antidepressivos podem ser a causa do suor excessivo e identificar estes fatores e afastá-los é fundamental para um melhor resultado.

Tratamento

O tratamento irá depender da localização e intensidade dos sintomas. As formas mais leves podem ser tratadas com antitranspirantes à base de alumínio e o uso de medicamentos anticolinérgicos podem ser receitados em determinadas situações com boas respostas mas não são isentos de efeitos colaterais como por exemplo boca seca e retenção urinária.
O uso da toxina botulínica tipo A têm mostrado bons resultados, no entanto, tem duração de 5- 8 meses quando o procedimento deverá ser novamente indicado. Para os casos mais graves e que não respondem as terapias anteriores pode-se avaliar procedimentos cirúrgicos como a simpatectomia torácica endoscópica realizado por um cirurgião torácico especializado. Este procedimento apresenta melhores resultados quando a região palmoplantar é afetada.

Um problema nesta cirurgia é a chamada hiperidrose compensatória , quando outras regiões previamente não afetadas passam a apresentar suor excessico após o procedimento. A curetagem e lipossucção são procedimentos cirúrgicos também indicados com bons resultados na hiperidrose axilar.

A clínica Dermic conta com uma equipe preparada para classificar, investigar e propor o melhor tratamento para o seu tipo de hiperidrose.

Médicos Especialistas

Dra. Adriana Matter

CRM: 33971 | RQE: 26962

Dra. Mayara Hamilko de Barros

CRM: 30230 | RQE: 28410

Dr. Danilo Hamilko de Barros

CRM: 25895 | RQE: 19338
Precisa de ajuda ?