Onicomicose

Também conhecida como micose nas unhas, ou seja, é uma infeção das unhas por fungos, que ocorre mais frequentemente nos pés do que nas mãos.

Causas

É mais comum nos homens do que nas mulheres, e os casos aumentam com a idade. Alguns fatores predispõem o aparecimento da onicomicose: doença arterial periférica, diabetes e imunossupressão. A doença pode ser causada por fungos dermatófitos, não dermatófitos e leveduras.

Sintomas

As manifestações clínicas vão depender de quanto o fungo penetrou na unha. A forma mais comum é a onicomicose subungueal distal e lateral, geralmente observada nos háluces. Outras formas são a superficial branca e subungueal proximal. Geralmente as unhas ficam com aspecto amarelado/esbranquiçado, associado a onicólise (descolamento da placa ungueal) e hiperceratose subungueal (“massinha” embaixo da unha).

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo exame dermatológico, onicoscopia associado ao exame complementar que pode ser feito pelo raspado da unha – exame micológico direto e cultura, ou pelo corte da unha enviado para o anatomopatológico – clipping ungueal.

Tratamento

O tratamento vai depender do tipo de onicomicose, gravidade e agente responsável. Com base nesses dados opta-se pelo tratamento tópico, oral ou combinado (tópico + oral). Quando há uma unha muito espessa é necessário combinar queratolíticos ou realizar a onicoabrasão no consultório. É importante ressaltar a necessidade de medidas gerais domiciliares, além de um tratamento de prevenção com medicamentos tópicos após o tratamento da doença, para evitar as recidivas.

Médica Especialista

Dra. Adriana Matter

CRM: 33971 | RQE: 26962
Precisa de ajuda ?