Dermatologia Pediátrica
Dermatologia das Unhas
Biópsia de Pele
A biópsia é um procedimento cirúrgico no qual um pequeno fragmento de uma lesão é retirado da pele ou mucosa, para que seja estudada em laboratório (análise histopatológica) e tenha o seu diagnóstico corretamente estabelecido.
Tipos
Existem diferentes tipos de biópsia, e a escolha do método vai depender da suspeita clínica, tamanho, localização, fatores pessoais do paciente, etc. São eles:
– Biópsia incisional: Parte da lesão é retirada para análise e diagnóstico.
– Biópsia excisional: Toda a lesão é retirada para análise e diagnóstico. Comumente utilizada para lesões suspeitas de câncer de pele, como o melanoma.
Indicações
Biópsias, em casos dermatológicos, são indicadas a fim de auxiliar o diagnóstico de doenças de pele, unhas e cabelos incluindo lesões císticas, tumorais, inflamatórias, do desenvolvimento ou de depósito, além da suspeita de clínica de câncer de pele. A biópsia em muitos casos se faz necessária para definir a conduta e tratamento adequado da doença em questão.
Tratamento
O procedimento, no geral, é realizado em consultório, sob anestesia local. O material é enviado para análise histopatológica em laboratório de referência para ser avaliado por um médico patologista (especialista no estudo de células, tecidos e órgãos para diagnosticar doenças). Suturas podem ou não ser realizadas, a depender da técnica utilizada e indicação médica – shaving, punch, curetagem ou fuso.
A clínica DERMIC realiza biópsias para todas as indicações dermatológicas.