Dermatologia Clínica

Xantelesma

Xantelasma é o tipo mais comum de xantoma – distúrbio relacionado ao acúmulo de lipídios sobre a pele. Caracteriza-se por depósito de colesterol na pele, que dá origem a placas amareladas localizadas nas pálpebras.

Causas

O desenvolvimento do quadro pode apontar para problemas sistêmicos mais graves, como elevação das taxas de colesterol no sangue. Porém em quase 50% dos casos o xantelasma ocorre em pessoas sem alterações sanguíneas, sendo transmitido como traço genético.

Sintomas

Placas ligeiramente elevadas e amareladas que variam de 2 a 30mm de tamanho, localizadas nas pálpebras. As lesões tendem a ser bilaterais e simétricas.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, através de avaliação médica dermatológica. São diagnósticos diferenciais: hiperplasia sebácea, milia, siringoma.

Tratamento

O tratamento do xantelasma consiste na destruição das lesões, o que pode ser feito através de cauterização química em consultório médico, excisão (retirada) através de cirurgia, eletrocoagulação e alguns casos, com determinados lasers. As lesões tendem a recorrer. Os xantelasmas podem regredir, ou mesmo desaparecer, quando a hiperlipidemia é adequadamente tratada e os níveis lipídicos mantidos em valores ideais por longos períodos.

A clínica DERMIC disponibiliza todos os tipos de tratamentos para o xantelasma.

 

Médicos Especialistas

Dra. Adriana Matter

CRM: 33971 | RQE: 26962

Dra. Mayara Hamilko de Barros

CRM: 30230 | RQE: 28410
Precisa de ajuda ?